Nem Sempre é Assim
SHUNRYU SUZUKI
Nem Sempre é Assim

Nem Sempre é Assim

SHUNRYU SUZUKI

No Ocidente, e desde sempre, esperamos que um mestre espiritual nos diga o que é certo ou errado, o que é bom ou mau. No Oriente, e desde há centenas de anos, toda uma linhagem de monges Zen tentou contrariar essa forma de pensar. Shunryu Suzuki, herdeiro de uma nobre e antiquíssima tradição monástica, foi um deles – e também o primeiro grande mestre japonês a desembarcar na Califórnia. Foi dar uma série de palestras, mas acabou por ficar até morrer, em 1971. Deixou como legado um mosteiro (que ainda existe) e um livro de culto: Mente Zen, Mente de Principiante reunia algumas das suas palestras, cuidadosamente editadas por um discípulo, e viria a tornar-se numa das mais influentes obras Zen publicadas até hoje.
Nem Sempre é Assim, também editado por um dos seus estudantes, Edward Espe Brown, surgiu décadas depois, trazendo 35 textos preciosos do mestre, onde o foco é a prática. Para os ler não é preciso ter conhecimentos prévios de Zen, apenas uma mente aberta.
As mensagens são simples, sem floreados, e mostram-nos como unir corpo e mente, descobrir quem verdadeiramente somos e encontrar a nossa voz. “É este o segredo do ensinamento. Pode ser assim, mas nem sempre é assim”, diz Suzuki, na palestra que dá título ao livro. Por outras palavras, este livro não se limita a ensinar, antes ensina a pensar.
partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
Mente Zen, Mente de Principiante
SHUNRYU SUZUKI