Colombo e a Demanda de Jerusalém
CAROL DELANEY
Colombo e a Demanda de Jerusalém

Colombo e a Demanda de Jerusalém

CAROL DELANEY

Nas décadas que antecederam o nascimento de Cristóvão Colombo, a Europa preparava-se para o fim do mundo. O Velho Continente, vergado à Peste Negra, incapaz de manter Jerusalém sob o domínio cristão, assistia ao cisma crescente da Igreja. Eram tempos de incerteza, marcados ainda pelo bárbaro saque de Constantinopla pelos otomanos, que de uma só assentada barraram o comércio europeu com o Oriente e as peregrinações à Cidade Santa. Foi nesse contexto que o navegador cresceu. Desde cedo, o móbil que o levou a perseguir o sonho de um caminho marítimo para as Índias foi, estranhamente, a reconquista de Jerusalém. Movido pela fé religiosa, acreditava que o ouro asiático era a solução para financiar a derradeira cruzada. Colombo e a Demanda de Jerusalém baseia-se numa meticulosa reconstituição da vida de Cristóvão Colombo. Carole Delaney, professora emérita da Universidade de Stanford, percorreu literalmente os caminhos do navegador, desde Itália e Espanha até às Caraíbas. Revolveu arquivos, compilou as cartas que ele escreveu aos Bórgia, bem como material disperso por bibliotecas de todo o mundo. Reconstruiu assim a ferocidade da vida no mar, os inegáveis dotes de marinheiro de Colombo e as suas tentativas frustradas de cristianizar os nativos, que culminariam no humilhante regresso a Espanha já não como herói, mas como prisioneiro da coroa.
Este livro revela-nos uma faceta inteiramente nova do navegador, não o imperialista ganancioso, não o aventureiro a perseguir moinhos de vento, mas antes um homem movido por uma cega fé religiosa.

Carol Delaney, formada em Filosofia na Universidade de Brown, concluiu o mestrado em Estudos Teológicos na Universidade de Harvard e um doutoramento em Antropologia Cultural na Universidade de Chicago. É atualmente Professora Emérita na Universidade de Stanford e investigadora na Universidade de Brown. É ainda autora de vários livros, incluindo Abraham on Trial: The Social Legacy of Biblical Myth. Como antropóloga, fez trabalho de campo durante largos anos na Turquia e na Bélgica.
partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
Colombo e a Demanda de Jerusalém - eBook
CAROL DELANEY