O Tigre e a Serpente
NOREENA HERTZ
O Tigre e a Serpente

O Tigre e a Serpente

NOREENA HERTZ

Tomamos 10.000 decisões por dia. A maior parte delas têm pouca ou nenhuma importância. Outras são absolutamente decisivas. Se quer decidir bem, comece por ler este texto.

Só no que diz respeito à comida, em média tomamos 227 decisões por dia (café ou descafeinado? Italiana ou a bica cheia?). Se forem questões mais complexas (compra de casa, a escola dos filhos, férias) o número de decisões envolvidas dispara. E a informação que temos de reunir e processar é praticamente infinita. Noreena Hertz, uma das mais relevantes pensadoras britânicas da actualidade, passou parte da vida a aconselhar governos, primeiros-ministros e grandes corporações. Quando ficou seriamente doente, apercebeu-se de que os médicos não acertavam no diagnóstico. O facto chocou-a: queria tomar uma decisão baseada na opinião de especialistas, mas estes falhavam. Ao tentar perceber porquê, começou a pesquisar a fundo o processo de tomada de decisões, quer na esfera privada, quer a nível governamental ou empresarial. O resultado foi O Tigre e a Serpente, uma obra notável, multidisciplinar, que alerta para os entraves a uma decisão correcta – a opinião dos peritos, a manipulação da informação – e apresenta soluções testadas empiricamente para os contornar. Por outras palavras, se quer tomar decisões inteligentes, pode começar por esta: leia o livro.


Noreena Hertz é uma das mais destacadas académicas e pensadoras da atualidade. Formou-se em Filosofia e Economia pela University College of London. Pouco depois concluía o mestrado em Wharton e o doutoramento em Cambridge. Durante cinco anos trabalhou com o Banco Mundial na Rússia, de onde foi “desviada” por Michael Porter – que a incumbiu de implementar os laços comerciais entre quatro nações em conflito: Israel, Palestina, Egipto e Jordânia. É autora de dois livros tão polémicos como proféticos: The Silent Takeover, (sobre os perigos da globalização) publicado em 2001 e IOU (sobre a ameaça da dívida pública) publicado em 2004. É professora catedrática de Globalização na Duisberg School of Finance (Amsterdão) e directora do Centre for International Business and Management (Universidade de Cambridge). E é uma das mais solicitadas conferencistas pela TED / Talks e pelo World Economic Forum de Davos.

partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
O Tigre e a Serpente - eBook
NOREENA HERTZ