Tudo o Que Não Vemos - eBook
ZIYA TONG
Tudo o Que Não Vemos - eBook

Tudo o Que Não Vemos - eBook

ZIYA TONG

Fomos educados para acreditar que tudo aquilo que vemos é real.
Ziya Tong, o rosto dos mais importantes programas científicos do Canadá, começa este livro a falar sobre os limites físicos da visão, para nos provar que apenas vemos uma parcela ínfima da realidade. E a partir daí, desvenda-nos os “ângulos mortos”, sociais e culturais, que nos impedem de ver o mundo como ele é.
Desde logo, a comida. Afastámo-nos de tal modo da origem dos alimentos que já não sabemos o que comemos. Olhamos para uma posta de salmão de aquacultura sem imaginar que aquela bonita cor é dada por um corante feito à base de petroquímicos.
Numa viagem guiada pelo tempo e espaço, a autora mostra-nos muito daquilo que os média ignoram: desde a origem da energia que nos move e aquece, ao destino que damos ao lixo (custa a acreditar que há cem anos não havia plástico; e que daqui a 30 haverá mais plástico do que peixes no oceano).
Tudo o que fazemos, desde os nossos hábitos de sono às férias que gozamos, é determinado pela evolução de conceitos abstratos, que já nada têm a ver com a nossa natureza.

Tudo o Que Não Vemos é um exercício de divulgação científica de um extraordinário alcance – tão depressa estamos a revisitar a pré-história do petróleo como a descobrir um gigantesco observatório de neutrinos enterrado numa montanha do Japão.
E ao longo desta viagem começamos a perceber até que ponto andamos às cegas – e como este livro nos abre os olhos.
partilhar  
Anexos
Trailer
Notícias
Eventos
Tudo o Que Não Vemos
ZIYA TONG